Slider

[Experiência literária] Conhecendo um autor: Carina Rissi

quarta-feira, setembro 27, 2017


Que ler é maravilhoso não é segredo nenhum. A questão é: quem está por trás dessas palavra que fazem a gente sonhar?

(Foto: Turnê de lançamento Prometida em BH, dezembro de 2016)

Nosso primeiro contato com o autor está logo nos agradecimentos/dedicatória. Nela vemos a que (ou a quem) o autor se apega, e daí em diante, a cada frase escrita compreendemos um pouco mais dos seus pensamentos. Quando terminamos o livro, não é raro imaginarmos como será essa pessoa maravilhosa que muitas vezes nos arranca risadas e lágrimas, mas que, ao mesmo tempo, nos dá esperança e muitas vezes se torna nosso autor favorito, quase nosso melhor amigo.

Conhecer o autor de um livro que amamos é uma experiência única, e devo dizer que conhecer a Carina foi um dos momentos mais legais do meu 2016. Eu só tinha lido Perdida e Encontrada, mas já amava sua escrita e estava louca para ler todos os seus livros. Fui até a Bienal sabendo que ela estaria lá e corri para a fila junto com a minha amiga de todas as horas (Obrigada, Ana) e esperamos ansiosas o horário do bate-papo.

Ver a Carina falar me encheu de orgulho da literatura nacional e me fez ver que livro bom não é só o que vem de fora. Ela me fez enxergar quanto potencial literário ela tinha e quanto o Brasil tinha. Fico muito feliz em dizer que ela me fez amar os livros nacionais contemporâneos, e abriu as portas para todas as obras maravilhosas produzidas aqui. Não é atoa que ela se tornou minha autora nacional favorita. 

Agora, depois de um ano e meio e três encontros em três lançamentos diferentes eu tenho a honra de dizer que já conheço essa autora maravilhosa e li quase todos os livros dela (Só falta No mundo da Luna, que não passa desse ano!) e recomendo para todo mundo que pergunta - e ás vezes para quem não pergunta também. Nem todo mundo consegue nos cativar com romances reais, mas a Carina faz isso, mesmo com o lado fantasioso de algumas obras, os personagens são reais e isso me faz amar a escrita dela. Além disso, ela me disse que eu pareço com a Julia Quinn (minha autora internacional favorita), então é difícil não amá-la né?

Se você ainda não conhece a Carina, não perde tempo não! Em breve teremos muitas resenhas dela aqui, é só ficar de olho. E você já conheceu algum autor? Como foi?

2 comentários:

  1. CARINA LINDA!
    Preciso ver ela de novo! Preciso comprar os outros livros dela pra eu ler tudo de uma vez!
    Ah miga, não exite em me chamar pra ver autor, vou com todo prazer! Beijocas :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, já tinha lido há algum tempo - porque sou curiosa =) - mas só tive um tempinho para comentar agora. Amei a forma carinhosa que senti quando li seu texto, com certeza é um afeto que soa esquisito para outras pessoas que pensam "Poxa, ela nem te conhece e nem você a ela", mas conhecer a pessoa que te fez abrir os olhos para o nacional e amar todos os livros dela, para também foi uma experiência sem igusl! Tmb quero visitar autores, um beijoo!

    ResponderExcluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan