Slider

[Resenha] A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith

sábado, setembro 23, 2017

jennifersmith, galerarecord, romance, youngadult, ya, owen, lucy,



Lucy é solitária. A constatação disso, é a forma como ela passa os dias em um prédio bonito em Manhattan, normalmente andando sozinha pelas ruas de Nova York, pois os pais viajam muito e a deixam em casa na companhia dos seus irmãos. Só que essa realidade ficou mais tensa quando seus irmãos foram para a faculdade e ela ficou realmente só. Ao mesmo tempo, Owen vive uma experiência de vida extremamente diferente. Com a morte da mãe, Owen e seu pai vieram a Nova York por causa de uma oferta de emprego em um momento em que necessitavam de mudanças, por isso aceitaram a viver no subsolo de um prédio em um período de calor intenso.

“Lucy pensou em todas as outras vezes em que ficou naquele espaço apertado ao longo dos anos; [...] Brigou com os dois irmãos mais velhos, dando chutes e arranhões, até a porta abrir-se com seu “ding” característico e os três saírem como perfeitos anjinhos.” 

A história dos dois vai se cruzar quando ambos entram no elevador do prédio, cada um procurando um rumo diferente, o silêncio ainda pairando entre os olhares desinteressados de cada um até que de repente o elevador para no meio do caminho. Eles ficaram bastante tempo sozinhos sem conseguir fazer comunicação com ninguém lá fora e por isso tiveram período para desfazer as impressões aparentes para começar a construir um vínculo. Quando conseguiram sair, eles descobriram que não só o prédio, mas toda Manhattan estava sem energia. O dia já estava quente, mas ficaram sem água também, por isso ao invés de se despedirem tomaram sorvete de graça juntos, conheceram uma Nova York diferente, pois tudo estava escurecido. Depois, foram ao terraço do edifício e ali adormeceram.

“O mapa era o mesmo que uma porta prestes a se fechar. E a geografia da situação – a geografia dos dois – estava completamente e irremediavelmente errada.”

jennifersmith, galerarecord, romance, youngadult, ya, owen, lucy,


Depois, foi difícil de se falarem de novo. Owen tivera um contratempo, e Lucy não estava decidida a procurar por ele com medo de ser repelida, também ambos trilharam percursos diferentes, por isso foram separados pelo oceano e mais um pouco. É nesse momento que começam a trocar cartões postais que Lucy sempre vira na geladeira de sua casa, mas agora todas elas seriam endereçadas a Owen.

Esse livro é um young adult super fofinho, que traz de volta aos nossos corações, o desafio das mudanças repentinas bem como as tramas do ensino médio, o primeiro amor, a faculdade e no caso dessa história, a distância entre dois jovens de mundos muito distintos fazendo você se apaixonar pela história. Além disso, a narrativa trabalha questões familiares que passam desapercebidas diante de problemas tão mais caóticos que estamos acostumados a ver, no entanto fazem toda a diferença para uma criança ou adolescente. Consegui sentir a dificuldade de passar pela situações de ambos os personagens, sem nunca ter realmente vivido em tais condições, por isso amei a leitura.

jennifersmith, galerarecord, romance, youngadult, ya, owen, lucy,



Em contrapartida, confesso que tive dificuldade de me identificar com a narrativa inicialmente, porque com a troca de cenários a cada capítulo, os relatos mudavam com frequência, por isso quando eu começava a gostar daquilo tudo se alterava. Com certeza o que mais gostei foi do final, por que é muito fofo esse livro, gente. Claro que tem um toque adolescente, mas é bastante crível. Eu consegui me imaginar naquela situação facilmente, e apesar de não ser o livro da minha vida, é um livro fluído para ser lido naquele momento em que você estiver precisando de uma leitura mais leve para te animar e aquecer seu coração com esperança. E você, olhou para essa capa maravilhosa e quis ler também? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan