Slider

Top 4: Poesias Nacionais Para Amar

sábado, setembro 16, 2017

carlosdrummond, manuelbandeira, ceciliameireles, viniciusdemoraes



Nesse mês em que lembramos da independência do nosso país, comecei a pensar que apesar de nos faltar tantas coisas, temos algo que podemos nos orgulhar como a poesia escrita por tantos dos autores nacionais aclamados no país e no mundo.A poesia nem sempre é uma forma de escrita que mostra todas suas facetas por ser algo tão pessoal, dessa forma é mais difícil de ser compreendido. Mas, no dia de hoje vou trazer 4 poesias que abordam assuntos comuns no nosso dia a dia que eu amo e por isso super recomendo!


1 –  Sobre o Amor

Um dos sonetos mais aclamados que fala sobre amor é “Soneto da Fidelidade“ do Vinicius de Moraes, entretanto nesse poema o amor tem data de validade, o autor tem consciência de que o sentimento pode acabar. Em contrapartida, o soneto abaixo promete um verdadeiro amor, por isso esse é um dos meus preferidos direto do Livro de Sonetos - Vinicius de Moraes (Clique aqui para ver)
grupocompanhiadasletras, viniciusdemoraes, livrodesonetos




2- Sobre a Escrita 

Quando li esse poema pela primeira vez, não encontrei nada de especial nele, não sabia ao certo do que ele falava. Só que com o tempo, com ajuda dos meus professores de literatura bem como da maturidade, um novo mundo começou a se abrir e hoje esse é um dos meus favoritos! Inclusive, o livro 100 poemas de Carlos Drummond de Andrade (Clique aqui para ver) foi o primeiro que ganhei do gênero, por isso eu tenho um carinho especial por ele, desde então Carlos Drummond virou um dos meus poetas favoritos da vida!


editoraufmg, carlosdrummonddeandrade, 100poemas



3-  Sobre a Criança

Quando somos crianças queremos crescer, achamos que vamos usufruir melhor o mundo e fazer coisas que os adultos não nos deixam fazer. Entretanto, quando crescemos descobrimos que a essência da infância assim como a imaginação poderia nos levar a tantos lugares, pena que só o reconheçamos quando chegamos a idade adulta. Isso é retratado nessa poesia do Manuel Bandeira, do livro Vou-me embora para Pasárgada (Clique aqui para ver)

manuelbandeira, voumeemboraparapasargada, joseolympioeditora




4 – Sobre a Peculiaridade de um Autor

Cecília Meireles, assim como muitos dos poetas brasileiros, tem uma forma própria de escrever. E nesse livro eu conheci um lado dela que eu não via antes, pois a conhecia de ler os livros infantis que ela escreveu. E a poesia revelou esse lado dela mais intimista que só conheci depois de ler o livro Cânticos.(Clique aqui para ver)

canticos, ceceliameireles, editoramoderna


Com certeza, temos muitos outros autores que não estão aqui nessa lista, que tenho em alta conta como Adélia Prado. E aí, pessoas do meu coração,  Qual é o autor e o poema que você ama e não viu aqui? Um beijão da Yana!




2 comentários:

  1. Mario Quintana! O livro dele O caderno H é cheio de poemas e textinhos que amo. Acho que você adoraria

    ResponderExcluir
  2. Poxa, vida! Acredita que até hoje eu não li nada dele? Um absurdo isso! Kkkk vou pegar algum livro dele.

    ResponderExcluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan