Slider

[Resenha] As Aparências Enganam, Janaina Rico e Liana Cupini

terça-feira, fevereiro 06, 2018

Editora Qualis, 2016, 146 páginas, Skoob | AMAZON




Bebel é uma jovem professora que vive feliz em Goiânia com seu noivo Jhonson, o amor de sua vida. Certo dia ela acordou e viu uma faixa pendurada na frente de sua casa revelando que Johnson a traia, e isso não foi a pior descoberta, já que mais tarde ela descobriu que ele procurava aconchego não em uma, mas em várias mulheres.

“Eu poderia ter me interessado por qualquer outro homem de Brasília. Poderia ter me casado com um senador ou deputado. Melhor ainda, poderia ter virado freira e nunca ter conhecido aquele cachorro. Aliás, como é que posso chama-lo de cachorro? Cachorro é fiel ao dono e o Jhonson de fiel não tem nem à sombra. Se a sombra dele desse mole, ele também pegava. ”




Luiza (Luli) é uma contadora muito promissora que vive em Brasília, onde trabalha para a Comer Bem, empresa que trabalha com administração de restaurantes em todo país. Ela vê em um curso dado pela sede da empresa em São Paulo uma chance de se livrar das investidas de seu chefe que não se ligou que o lance dela era de uma noite e nada mais. Ela e Bebel se encontram em no voo com destino à Terra da Garoa depois de muito tempo sem se ver. 
Mal sabem elas que esse reencontro mudaria de uma vez por todas não só sua aparência, mas também suas vidas. Ao chegar na capital paulista elas se instalam em um flat, que Luiza conseguira emprestado com um amigo, localizado na rua Augusta, o centro da badalação. Toda animada com a nova oportunidade que a vida lhe dera, Luiza cai logo na noitada e leva junto Bebel, que estava mesmo precisando de uma animada, mas a noite não foi tão boa assim. Por ser adepta a um estilo ultra sexy, Luli é confundida com uma garota de programa. Duas vezes. NA MESMA NOITE!

"Nada mais me interessava naquela noite. Tudo o que eu queria era sumir, desaparecer do mapa, achar uma capa da invisibilidade do Harry Potter."

Isso foi a gota d’água! No dia seguinte as duas fizeram grandes mudanças de visual. Luiza queria um visual completamente diferente, então levantou cedo, comprou uma tinta preta para os cabelos e deu adeus às madeixas loiras e agora assumiu o cabelo moreno. Roupas novas, precisava de roupas novas. Queria passar uma imagem mais séria e no mundo corporativo ninguém daria a ela tanta credibilidade enquanto usava vestidos colados e decotados. Pediu Bebel ajuda e elas foram ao shopping fazer compras.

Receber uma ligação do (traste) do seu ex noivo foi a gota d’água para Bebel. Não o fato dele ter ligado, por que isso era o que ela queria, que ele ligasse arrependido pelo que fez e pedindo pra ela voltar para casa, mas sim o tema da conversa. Ele já estava de casamento marcado com a outra! Isso acabou com ela. O homem dos seus sonhos, depois de anos juntos, já estava de casamento marcado com outra DOIS DIAS DEPOIS DELES TEREM ROMPIDO! Ela queria ser uma nova mulher. Quando contou tudo o que ele falou para Luli, ela arrastou o salão de beleza e pagou aquela senhora transformação para a amiga. Agora Luiza era como Bebel e Bebel por sua vez era como Luiza.



Devo admitir que eu achei que esse livro não era pra mim. Comprei ele na Bienal de Minas em 2016 e desde então já peguei pra ler quatro vezes e não obtive sucesso. Mas dessa vez eu me obriguei a ler e amei! A escrita é fluida e a história é gostosa de ser lida, chegou a um momento que eu não conseguia parar de ler! O final me surpreendeu muito! A quinta tentativa de leitura não só deu certo como ouso a dizer que as pessoas que pensam em fazer uma mudança completa de estilo deviam ler. O livro tem alguns errinhos de digitação e em alguns momentos uma certa confusão de narrador (as vezes era Luiza narrando os fatos e ela utilizava o vocativo Luiza ao invés de Bebel), mas nada que interferisse no entendimento da história). 

Já leram esse livro ou algum outro das autoras? Me conta o que achou! Beijos de luz! Até semana que vem!

6 comentários:

  1. Olá Ana, tudo bem?
    Eu nunca li esse livro e esse ano quero ler mais livros nacionais e escritos por mulheres. Gostei da história se passar aqui no Brasil, parece que ficamos mais perto da realidade dos personagens, assim que puder darei uma chance para esse livro.
    Sua resenha está incrível e nos motiva a não julgar um livro pela capa.

    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi! Tudo joia, e com você?
      Eu estou bem feliz com o crescimento da literatura nacional e acho que devemos apoiar os nossos autores também, quando você ler, me conta o que achou!
      Beijocas e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Não conheço não, mas só de saber que é nacional já me dá vontade de dar uma chance! Amiga, suas fotos ficaram muitooo lindas, parabéns e também acho que esse livro não é a minha cara, mas sou muito dessas, quando começo a ler levo tapa na cara igual a Looh em A Seleção kkkk Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, é cada vergonha que a gente passa com esses julgamentos precipitados, né?
      Adiciona esse na TBR, você não vai se arrepender!
      Beijocas!

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Parece um livro bem legal <3
    Beijos Duda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda!
      É ótimo! Obrigada pela visitinha!
      Beijocas!

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan