Slider

[Resenha] Star Wars - Marcas da Guerra, Chuck. Wendig, (Trilogia Aftermath #1)

sábado, fevereiro 10, 2018



Editora Aleph, 2015, 408 páginas, SKOOB | AMAZON
“(...) A guerra deixa suas marcas, independente de sua duração: Naalol jamais esqueceria este dia.”


Antes de começar falar desse livro, tenho que dizer que minha admiração por Star Wars se deu recentemente, para ser mais especifica com o episódio VII – o Despertar da Força. Eu não conhecia nada sobre a história até assistir esse episódio e devorar os outros em seguida. A partir de então eu fico atrás de livros, HQs e desenhos sobre o universo, e essa é minha primeira experiência com um livro que aborda Star Wars. Dito isto, vamos começar.

Marcas da Guerra é um livro cânone – portanto, aceito pela Disney como história oficial – e conta a jornada de vários personagens. Jas Emari é uma caçadora de recompensa atrás de autoridades do Império Galáctico enquanto Norra Wexley é uma rebelde que há muito tempo deixou seu filho Temmin Wexley com a irmã para servir a Aliança Rebelde, além disso temos Sinjir, ex-imperial que só quer ficar na sua. O que todos eles têm em comum? Todos querem uma vida melhor, ou até mesmo uma galáxia melhor. Cada um luta com suas próprias armas.

“- Eu conheço a guerra – Mon Mothma diz. – Sei como é, sei o que a rodeia. Mas nunca ficarei confortável com ela. – Como alguns decerto ficam, ela pensa.”




Aparentemente muitas histórias diferentes fazem do livro um caos, mas a verdade é que essas pessoas vão se fechar em um ponto comum a todos. É bom lembrar também há trechos “soltos” que existem para mostrar outros lugares da galáxia, mas que não vão necessariamente se conectar com os personagens principais. Para mim, isso não foi nenhum problema, no entanto muitas pessoas reclamaram da mudança de perspectiva rápida, porque de fato isso é meio chato ás vezes, sobretudo quando a história está em um ponto alto, daí outro ponto de vista entra nesse ínterim.

Amei o fato de que o livro mostra de forma mais clara os dois lados da moeda, há pessoas que acreditam veementemente no Império Galáctico e outras na Nova República. Por isso, elas estão dispostas a dar suas vidas para defenderem aquilo que acreditam, outro ponto interessante é que podemos ver além de super heróis ou vilões, conseguimos sentir suas motivações, suas habilidades, e entender suas fraquezas.

“Você critica o lado sombrio como se fosse uma doutrina do mal, risível em sua malevolência. Mas eu não o confundo com mal. E não confundo o lado luminoso como sendo o resultado de benevolência.”

Nesse livro, encontrei personagens fortes não no sentido de serem invencíveis, pelo contrário, eles são fortes para mim porque conseguem superar as dificuldades em meio à guerra. Já falei sobre isso antes, mas não consigo encarar Star Wars apenas como uma história distópica, ao meu ver, ela diz muito sobre a sociedade em que vivemos hoje e o que queremos que ela se torne.




Enfim, esse livro me deu um gostinho de expansão. Tornou a história mais real porque não só Luke Skywalker ou Darth Vader participaram da Batalha de Endor (destruição da segunda Estrela da Morte), mas ver como o universo foi devastado e marcado por uma guerra pelo poder político, me convenceu ainda mais do potencial que há em Star Wars, sem contar que meu amor pela história dentro disso só aumentou.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, que a força esteja com vocês, um beijo da Yana.





11 comentários:

  1. Também conheci Star Wars apartar do despertar da força e com certeza também me prendi muito nos filmes. Estava meio receosa de ler os livros, mas depois da sua resenha, tenho certeza que vou ler, adorei muito a história do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ficava super receosa, mas como queria conhecer mais, acabei me jogando e não me arrependi, espero amar os outros livros de Star Wars. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Um mês ante de lançar Star Wars e k Despertar da força, vi todos os outros para pode ver o filme bo cinema. E me apaixonei... fiquei com muita vontade de ler o livro. A sua resenha está incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa! Eu não fiz isso porque não dava tempo, mas fiquei encantada com o universo!

      Excluir
  3. Oi Yana, tudo bem?
    Como as suas fotos são lindas, amo visitar o seu blog.
    Sabe eu nunca assisti nenhum filme de Star Wars, mesmo gostando de filmes de ficção, algumas vezes cheguei a achar exagerado uma das minhas colegas chorar assistindo ao filme..rss
    Não sabia que eram baseados em livros mas, vou procurar saber mais sobre esse mundo.

    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Viviane! Hahaha Isso é engraçado porque eu te entendo e entendo as suas colegas, tem algumas coisas que de fato me fazem querer chorar por causa da coisa da guerra e da perda das pessoas, mas a parte mais engraçada tira esse peso da saga. Acho que os livros nos dão uma dimensão maior do que acontece na história, mas não é nada que impeça os filmes de serem maravilhosos! Um abraço!

      Excluir
  4. Adorei a resenha, eu preciso ler algo de Star Wars... Eu estou entre a fase de se tornar uma fã, pot que assisti alguns filmes, mas nunca em ordem. Tenho que assistir todos direito e ler algo também, haha
    Beijos, Duda
    www.bloghappinessd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aproveitei as férias para poder fazer isso porque confesso que se não rolasse nas férias, agora seria impossível hahaha eu sou enrolada demais com filmes e séries, os meus amigos reclamam até hahaha Vai dar certo!

      Excluir
  5. Olá Yana! Nossa, Star Wars, além de ser uma franquia enorme (já estamos no nono filme, e contando hahaha), também tem uma série longa de livros. Eu comprei um, porque amo o universo de Star Wars, mais do que pelas batalhas, pelo apego que eles tem à vida e na esperança de um futuro melhor. Gostei muito da resenha desse livro!

    Beijos

    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por Star Wars também, e vou comprar o primeiro livro da primeira trilogia para eu ver como é, com certeza trarei a resenha aqui! Vamos ver! Também acho muito bacana essa característica da busca pelo futuro melhor <3

      Excluir
  6. Star Wars é um muito bom, nunca li nenhum dos livro, mas vi os filme creio que devem ser muito bons também, principalmente porquê imagino o lord Vader muito mais Topen no livro do que no filme!!!

    ResponderExcluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan