Slider

[Sétima Arte] Pantera Negra – Famoso, por quê?

sábado, fevereiro 24, 2018


SEM SPOILER

‘PANTERA NEGRA’

Direção: Ryan Coogler.
Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira.
Gênero: ficção científica. Estados Unidos, 2018.
Duração: 134 minutos.
Estreiou no Brasil: 15 de fevereiro 

Pantera Negra se tornou um filme aclamado por grandes websites de críticas cinematográficas como Rotten Tomatoes, além de ser muito bem-vindo por abordar representatividade, um vilão convincente e um cenário político sem tornar o assunto cansativo. Dessa forma, pode-se dizer que Ryan Clooger dirigiu com êxito um dos longas mais esperados pelos fãs.


 
A história se trata de T’Challa (Chadwick Boseman), o atual rei de Wakanda, depois da morte do pai, com o grande dever de proteger a população guardando o segredo do país, que é basicamente ser a maior fonte tecnológica do mundo em um ponto isolado na África.  No entanto, o país está ameaçado por dois motivos: Ulysses Klaw (Garra Sônica) , um vilão perseguido pelos wakandanos por muito tempo, conhece os segredos do país por meio do jovem americano Erik Stevens e por isso roubou um artefato wakandano levando o rei juntamente a general Okoye, e a espiã idealista Nakia para recuperar a peça e manter o país sob proteção. Mal sabiam eles que um grande conflito estava prestes a começar, pois um rapaz movido por revanchismo e altas ideologias queria ver Wakanda com os próprios olhos.

Os personagens

General Okoye primeira a frente

Nakia e Shuri (da esquerda para direita)

A minha personagem favorita do filme foi a general Okoye, líder das Dora Milaje, que lutam bravamente pelo país. A atriz Danai Gurira é muito conhecida pela personagem Michonne de The Walking Dead, e fez um papel de uma mulher que serve seu país com sinceridade, além da coragem e atitude! Outra personagem que me chamou atenção foi Nakia (Lupita Nyong’o também de TWD) que também sonhava com um futuro melhor não apenas para os wakandanos, mas para toda África! E claro, não poderia deixar de fora a mente tecnológica Shuri,  a irmã caçula do herói, que soava como minha própria irmã.

Eric Killmonger e Pantera Negra (da esquerda para direita) 

Outro personagem que teve destaque foi o vilão Erik Killmonger  (Michael B. Jordan), afinal ele não se aparenta nada com os vilões comuns por apresentar um motivo crível pela revolta feroz que sentia perseguindo seus propósitos com disciplina impressionante e inteligência. O personagem tem um embate identitário, afinal ele apresenta várias nuances de personalidade o que gera um conflito interno gigantesco que será explorado no filme.

T'Challa

Enfim, Chadwick Boseman passou a visão de um homem que não queria mais se vingar como mostrado em Capitão América: Guerra Civil, pois estava disposto a se tornar uma pessoa melhor a fim de liderar bem as tribos como rei. Gostei da maturidade do personagem, ele é sério sem ser enfadonho, e ainda está no tempo de amadurecer em muitos aspectos que só podem ser descobertos vivendo, você vai ver!

Outros dois personagens secundários que não poderiam deixar de aparecer são M’Baku (Winston Duke) e W’Kabi (Daniel Kaluuya), pois também tornam o filme algo mais real. Eles são antagonistas porque pensam de forma diferente do Pantera, trata-se de interesses pessoais e políticos, dessa forma vemos que ninguém pensa da mesma maneira.

Os efeitos especiais


As cenas de ação e luta representam muito bem a forma da Marvel apresentar seus filmes, apesar de me deixarem entorpecida em alguns momentos pela mudança frenética (comum em cenas desse tipo) por causa das acrobacias, explosões e cores. Porém, essa experiência nos cinemas é algo que eu realmente adoro, porque a adrenalina, a empolgação e o impacto do filme são realmente um destaque para as produções que assistimos, e essa não poderia ser diferente nesse sentido.

Cultura Africana


Houve algumas pessoas que fizeram críticas sobre a trilha sonora do filme chamando-a de horrível. No caso, é algo meio sem sentido, porque o filme é sobre um personagem negro e africano, portanto se você espera pop ou rock vai se decepcionar. A premissa do filme é exaltar a língua, a música, o jeito de vestir do povo africano, dessa forma a crítica negativa não compreende a proposta da longa-metragem.


Outro ponto importante, é que esse filme não é sobre um embate racial, apesar de não negar essa realidade e lidar com ela, o filme na verdade  enfatiza um confronto cultural porque o estilo de vida de Wakanda entra em choque com a realidade dura que Killmonger viveu.

Pantera Negra‘ soma US$ 404 milhões mundialmente e também bateu mais um recorde e se tornou o filme mais bem avaliado do Universo Cinematográfico da Marvel no Rotten Tomatoes. Com 98% de críticas positivas, o filme tirou o primeiro lugar de ‘Homem de Ferro‘, que tem 94% de avaliações positivas.  CinePop - ‘Pantera Negra’ é eleito o melhor filme de todos os tempos pelo Rotten Tomatoes
Todas essas características tornam o filme famoso, e como você pode ver não é a toa! É muito previsível dizer que eu A-M-E-I esse filme. Certo? Aé, mas eu já disse. Quer mais motivos do que esses para assistir Pantera Negra? Eu poderia ficar anos aqui falando, então só assiste tá?  Beijos da Yana, juro que não sou autoritária assim.

11 comentários:

  1. Oi, Yana!

    Vou assistir Pantera Negra hoje mesmo! Depois da sua resenha, posso ir preparada pra assistir um baita de um filme hahaah

    xx Carol
    Vai rolar Booktour do meu livro O Poder da Vingança, vem participar!
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Fico feliz, pode deixar que vou passar lá sim para participar, espero que ainda esteja em tempo! Um beijão!

      Excluir
  2. Oi Yana!
    Finalmente li alguma resenha desse filme, que está dando o que falar hehe. Não sou muito fã de super heróis, e confesso que essa febre me deixou saturada deles. Mas Pantera Negra, com essa proposta me deixou muito entusiasmada para assistir, especialmente porque eu adoro ver filmes que exploram a cultura, o estilo de vida e a religião de um povo que diverge do nosso, acho que faz esse mundo brilhar ainda mais com as nossas diferenças. Espero poder assistir em breve!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo demais Raquel, eu também fico saturada com determinados assuntos! Mas, acho que a proposta desse filme é bacana de verdade, mesmo que o contexto de super herói seja meio chato para alguns, obrigada por ler a postagem assim mesmo, um beijo!

      Excluir
  3. Eu vi o trailer no cinema quando eu fui ver "O touro Ferdinando" (por Favor não me julguem eu tenho uma criança dentro de mim), mas mesmo não entendendo nada de super heróis eu fiquei com uma mega vontade de ver esse filme e depois dessa resenha minhas expectativas aumentaram =D

    Bjo

    Blog Eu Aprendi a Ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Touro Ferdinando é outro filme que estou ansiosa para assistir, também tenho uma criança dentro de mim...kkk

      Beijos e Abraços VIVI
      http://vickyalmeida.blogspot.com

      Excluir
    2. Menina do céu, todas nós temos crianças dentro de nós, filme de super herói ou Touro Ferdinando tratam de questões muito bacanas, e as vezes a gente fica meio assim de admitir que vai assistir hahaha

      Excluir
  4. Olá Yana, tudo bem?
    Estou muito interessada em assistir esse filme, não só por causa da temática de super heróis mas, porque eu gosto de filmes com atores negros, e fiquei muito feliz em saber que esse foi bem produzido e conquistou o coração de muitas pessoas. Assim que eu assistir vou fazer uma resenha dele no meu blog também.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou loucamente ansiosa para assistir o filme, de verdade!
    Como você disse, existe um embate muito grande culturalmente falando e, eu amo filmes e séries que retratam outros cenários, nos fazendo viajar apenas com o olhar!
    Eu não costumo ver muitas coisas de heróis, mas fico feliz com sua resenha positiva. Me fez ter mais vontade ainda de ver o filme.

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa! Fico feliz em ter mostrado um pouco sobre o filme e ter chamada sua atenção, esse filme é meu amorzinho de verdade! haha

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan