Slider

[Resenha] Sonata em Punk Rock, Babi Dewet (Cidade da Música #1)

sábado, março 10, 2018



 Editora Gutenberg, 2016, 300 páginas, SKOOB | AMAZON

“-Vou fazer minhas malas. Vou aceitar a grana e vou ser a melhor musicista daquele lugar..”

Valentina Gontcharov detesta lembrar que tem esse sobrenome. Afinal, o pai e ela não tem nem de perto uma boa relação. No entanto, é por causa desse nome que ela é aceita no conservatório de música mais famoso do país , a Academia Margareth Vilela, e terá a oportunidade de conhecer a Cidade da Música! A garota vivia com a mãe no Rio de Janeiro, ama rock’n’roll, além de ter uma personalidade pra lá de forte.


No lugar em que estava ansiosa para por os pés, Tim descobre que precisará dar mais de si do que imaginava para conquistar seus sonhos, superar as inseguranças e provar para si mesma que é capaz, apesar da dureza da vida que tirou dela oportunidades incríveis. Afinal, ela é pobre, tem cabelo platinado e usa um coturno sujo que causa má impressão na maioria dos bem-nascidos da Academia.

Nesse meio tempo, ela descobre que precisará aprender a tocar piano, e precisa lidar com os preconceitos sobre música clássica, afinal não basta ter ouvido absoluto – habilidade rara de saber reconhecer notas musicais e as reporoduzir, mesmo sem ter estudo previamente – precisa também de teoria musical. No entanto, ao conhecer Kim, o garoto coreano que é super gato e insuportavelmente arrogante, ela fica com a cabeça cheia tendo que enfrentar tantas coisas novas ao mesmo tempo. Será que Valentina vai conseguir provar para o mundo que rock’n’roll merece ser valorizado tanto quanto os clássicos?



“Decidiu tomar um banho rápido para despertar de vez. Eram 8 horas da manhã, praticamente um insulto à sua vida de rock’n’roll. Acordar cedo estava entre as piores coisas do mundo para ela, junto com machismo, o café com leite e esportes;”

Esse livro foi uma surpresa para mim, afinal eu nunca tinha lido nenhuma resenha dele, e nem sabia qual era o assunto que ele tratava. Fiquei surpresa porque parece um dorama (dramas asiáticos) escrito, porque tem um oppa (crush) coreano, e ainda por cima fala de música de forma muito abrangente, pois podemos ver muito de punk rock, clássico, instrumentos musicais e faz referências aos grandes nomes da música que não podem ser esquecidos (leia para saber quem).

Além disso, temos referências desde Star Wars até Pink e Cérebro o que me fez rir horrores! Sem contar que Babi diva aborda temas como identidade, racismo, sororidade entre mulheres de forma muito bacana e claro tem aquele romance tipicamente dorameiro que me deixou em love! Os personagens secundários Sarah, Pedro, Érika e Fernando não são deixados de lado e refletem a personalidade que lhes é dada ao longo da narrativa, a autora desenvolveu também a personalidade complicada de Kim de forma que me impressinonou!

Preciso dizer que revelar mais ou aprofundar detalhes gerariam spoilers, então queridos Marshmallows vocês terão que ler para descobrir, esse livro me tirou de uma baita ressaca literária, adorei! Beijo da Yana.


9 comentários:

  1. Oi Yana, tudo bem?
    Estão incríveis as suas fotos!
    Eu estava mesmo procurando um livro que falasse sobre música para o Desafio do Livrada, ainda não tinha decidido qual ler, mas já anotei esse na minha lista.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaa! Espero que você goste dele, Vivi! Quem não tem o hábito de ver doramas pode estranhar um pouco, mas a leitura é muito rica de música e detalhes, vale a pena! Beijo!

      Excluir
  2. Oi Yana!
    Você sabe que eu acabei comprando esse livro esse mês, mas como você eu não tinha a menor ideia do que era, eu só sabia que era algo ligado à música! hahaha mas lendo a sua resenha, eu já estou muito mais animada para lê-lo!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentiraaaaa, nossa que sensacional, Raquel! Ultimamente eu não estou comprando livros sem saber se tenho afinidade com o gênero, o que é triste, mas minha irmã pegou emprestado porque ela é linda e daí me ajudou bastante. Vou fazer uma coisa dessas assim também para me desafiar mais. Beijo!

      Excluir
  3. Eu sou APAIXONADA na capa desse livro! Acho a coisa mais linda. É a primeira vez que vejo uma foto dele por dentro e gostei também. Gostei muito de conhecer mais da história e saber que é bem desenvolvido. Vou dar uma chance! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aléxia! Muito bom te ver por aqui! Esse livro também chamou minha atenção por ser nacional e pela capa linda haha Espero que você goste!

      Excluir
  4. #BFFCLBH Yana, ele esta na minha estante a quase uma ano, confesso que ate hoje, por agora mudou tudo, eu não tinha pressa de ler ele, mas agora ele vai pular a fila. Acho que o que me chamou a atenção tinha sido a capa que acho muito linda.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yana! Não conhecia esse livro mas gostei muito da forma como você conduziu a sua resenha! ;)

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu. Um beijão para você, to sabendo que você compõe músicas, né? Vou correndo ver! <3

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan