Slider

[Resenha] Afasta, Luiz Rosa

quinta-feira, junho 21, 2018

Luiz Rosa

Sinopse

Após um evento traumático, Iasmin tenta seguir em frente e manter a sanidade. Porém, sua saúde mental é posta à prova novamente quando uma visita inesperada surge trazendo um aviso: Afasta!


O autor

Luiz Rosa é mineiro e lançou "Afasta" no FIQ 2018 (tem um post completíssimo sobre esse festival maravilhoso bem aqui).

Tive a oportunidade de conversar com Luiz e foi super bacana saber mais sobre as expectativas de um quadrinista estreante e também uma lição de força de vontade e empenho para a realização de sonhos.

É meu primeiro evento. Estava morrendo de medo, porque chega muitas informações e a gente fica pensando se vale a pena custear o quadrinho. As pessoas falam que não entra grana, que não vale a pena, não é rentável. Porém a experiência tem sido o contrário, estou vendendo bem e fazendo muitos contatos. É uma satisfação enorme estar aqui no meu primeiro evento, apesar do cansaço. O evento é muito bacana, tem bastante painel e atividades para acompanhar. E na minha visão de iniciante, é muito gratificante ver o pessoal conhecer seu trabalho e elogiar. É uma experiência unica na carreira de um quadrinista. Incomparável.
Luiz Rosa

Perguntado sobre como era ter o maior evento de quadrinhos da América Latina do ladinho de casa ele nos contou como é a sensação:

É incrível, é magica a sensação. Temos a referência da Comic Con, mas se for comparar, a Comic Con é um evento mais para o mundo nerd, apesar de carregar no nome essa referência aos quadrinhos. Já o FIQ é totalmente voltado para o quadrinho e você não consegue uma mesa se não tiver um quadrinho. Parece até um mercado "undergrund", porque quadrinho a gente lê muito na infância. Que era o meu caso. Eu não sabia que tinha quadrinho pra gente da minha idade, mais de 18 anos, entrando na vida adulta, eu queria consumir coisas mais maduras e não sabia que existia quadrinhos com esse conteúdo. A gente lembra muito da Turma da Mônica, que é mais infantil. Quando você entra nesse universo e percebe que rola um evento gigante com quadrinhos adultos você se sente completo, sente que pertence a um lugar e quer estar com essa galera. Esse reconhecimento, essa ligação é muito massa!
Luiz conheceu o FIQ em 2015 e em 2018 voltou como expositor:

É muito massa, porque três anos é pouco tempo para você conhecer, se envolver e produzir, ainda mais para mim que estou lançando um quadrinho relativamente grande e que está tendo um retorno bacana. Os profissionais que eu conheço daqui de BH e até de fora do estado quando eles conhecem o meu trabalho acabam me elogiando e é muito gratificante receber esse feedback de pessoas que você admira e se inspira. 

O que achei

A leitura é suuuper rápida, mas nem por isso deixa de ser deliciosa. A HQ prende e você sente necessidade de saber o desfecho logo. As aparições, os recados, os problemas de Iasmin te fazem engolir a história.

E o plot twist do final? É daqueles de tirar o fôlego!! Sabe quando você acha que está tudo resolvido e você já está surtada o suficiente com tudo que aconteceu, mas o autor vai lá e consegue fazer mais uma reviravolta surpreendente que explode sua cabeça? Então, é isso mesmo que Luiz faz!!

Luiz Rosa

Ah! Importante dizer que eu sou MUITO medrosa e que apesar de adorar histórias que envolvam suspense e terror psicológico e evito a leitura em determinados momentos. Se você também é uma pessoa medrosa, vai na fé que essa HQ tem o Selo Amanda Campanha de Leitura Própria Para Pessoas Medrosas (o selo ficou com um nome muito grande, mas acho que deu para entender a ideia)

Acho que não preciso dizer mais nada ne? Vocês entenderam que a HQ é mara e que a leitura vale muito a pena!

Para adquirir essa belezinha é só entrar em contato com o Luiz através do instagram @luizz_rosa . Ela custa apenas R$15,00  e ele entrega em mãos em BH e em Santa Luzia. Se você não é de nenhum desses lugares, não se preocupe! Ele envia pelos Correios também (frete por conta do comprador)!!

6 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Estou querendo ler mais HQs, ainda mais nacionais. Temos que valorizar nossa literatura.
    E a obra parece linda mesmo, hein?
    Gosto muito de traços preto e branco.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!
      Realmente temos que valorizar nossa literatura, temos muito autores excelentes que acabam sofrendo com o preconceitos que muitos tem com a literatura nacional...
      Essa obra é linda, tanto nos traços, que também ador quando são preto e branco, quanto na história em si. Vale muito a pena a leitura!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Amanda, como vai?
    Faz um tempão que eu não leio HQs e preciso urgentemente resolver esse probleminha, porque elas são maravilhosas para passar o tempo ou sair de uma ressaca. Ainda não conhecia essa HQ mas, parecesse ser maravilhosa, estarei procurando mais informações sobre ela.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, eu vou bem e você?
      Eu adoro HQ's, desde que não sejam de super heróis (apesar de gostar muito deles, não curto muito a forma como a história se desenvolve nos quadrinhos) e concordo muito que elas são ótimas para tirar a gente de uma ressaca.
      Essa HQ é excelente e eu recomendo muito! Tenho certeza que vai amar essa experiência!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi Amanda, tudo bem?

    Eu sou muito medrosa também, apesar de curiosa e lendo alguns livros dos gêneros suspense/thriller, mas tenho evitado recentemente, porque fico muito apavorada por dias, hahahaha.
    Então, nunca li uma HQ e não é muito o meu estilo de leitura, mas acho bacana enaltecer os autores nacionais.
    Parabéns pelo post.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariana! Tudo bem por aqui e com você?
      Eu sou como você, medrosa e curiosa. Então apesar do medo, sempre acabo lendo histórias do gênero, que por incrível que pareça é um dos meus favoritos. Quando eu digo que não dá meso, pode confiar, sou bem verdadeira quanto a isso, porque conheço o desespero que dá ler alguma coisa e ficar com medo por dias.
      E eu ouso dizer que HQ não é seu estilo, porque você nunca leu uma. Claro que livros são meus favoritos, mas HQ's têm o seu lugar também. São ótimas para quando só podemos fazer uma leitura rápida ou para nos tirar daquela ressaca literária.
      Afasta seria ótima para te introduzir nesse mundo maravilhoso, porque ela é realmente muito boa, com uma história muito boa, então ela vai ser capaz de te mostrar o quão bacana uma HQ pode ser.
      Muito obrigada pelo cario! Beijos!!

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan