Slider

[Resenha] Os Crimes ABC, Agatha Christie - Box 3

terça-feira, junho 19, 2018


agathachristie, poirot, hastings, japp, assassinato,
            
SINOPSE

“Declarar que um homem faz coisas insensatas porque é louco denota falta de inteligência e idiotice. Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem mentalmente são [...]”


Enquanto Poirot esperava pelo seu próximo caso, o detetive recebeu uma carta enigmática que o desafiava solucionar um crime iminente, mas seu fiel amigo Hasting  e o Inspertor Japp acreditavam que tudo poderia se tratar de uma pessoa fazendo uma brincadeira de mal gosto, afinal a polícia recebe bastantes cartas enganosas com previsões sem sentido.

A desconfiança de Poirot logo foi respondida: na data e no local indicados, o assassinato ocorreu. No entanto, se as especulações jornalísticas e a polícia esperava que isso fosse um evento isolado, eles estavam redondamente errados. Depois de um mês, Poirot recebeu uma nova carta e o remetente era apenas ABC. Novas mortes seguem o padrão de ordem alfabética causando ainda mais intriga na mídia e na mente dos nossos detetives.

Alisce Ascher em Andover, Betty Bernard em Bexhill...Será mesmo que Poirot conseguirá capturar esse serial killer? Pois, está perceptível, os alvos possuem tão pouco em comum!

“É muito enfadonho encontrar tudo fácil em meu caminho, você sabe! Boa caçada. Sempre seu, ABC.”


agathachristie, poirot, hastings, japp, assassinato,




O QUE EU ACHEI

Esse livro é simplesmente maravilhoso. Você provavelmente vai dizer que eu digo isso de todos os livros dela, o que não necessariamente deixa de ser verdade, no entanto posso lhe assegurar que esse é diferente por duas razões especiais.

A primeira razão é que Agatha nos faz pensar que já sabemos quem é o assassino. Alguns ficam até amedrontados com isso, já que tudo indica que ele é o assassino mesmo! Durante toda a história ficamos com o coração dividido sobre o suspeito ser o grande procurado ou não, o que abre nossas possibilidades para outras pessoas, mas sem nenhuma conclusão decisiva ao mesmo tempo que dá medo do livro ser uma decepção por você ter um rastro do possível assassino. Isso com certeza te deixará meio apreensivo. Você é que não sabe o que ela te prepara!

A segunda razão é que em comparação ao Assassinato do Expresso do Oriente (outro livro que gosto muito, clique aqui para ver a resenha) a diferença é que o final é facilmente visualizado quando resolvido, o que eu não posso dizer do outro livro. Afinal, entender como funcionava o Expresso do Oriente é algo importante para não achar o contexto da história e o final um pouco estranhos. Mas, nesse livro você consegue crer direitinho, apesar da surpresa.

Poirot continua sendo aquele homem que é um misto de elegância e pouca modéstia. Algumas pessoas não gostam disso, mas acho que isso é um perfil comum aos detetives “infalíveis” como Sherlock Holmes, e no meu caso, amo os personagens mesmo assim.

Não sei se vocês já notaram, mas a Agatha também explora as conclusões de Poirot por meio de explicações psicológicas, enfatizando a personalidade do assassino. É bom lembrar que isso só será explorado de forma mais ampla, no final do século passado por meio das pesquisas, sobretudo nos Estados Unidos. Talvez no contexto atual isso seja comum, mas será mesmo que outros autores faziam isso no tempo dessa autora maravilhosa? Vou ler para descobrir, mesmo assim pontinhos para Agatha, adoro essa pegada psicológica que torna a leitura séria, mas não tão sombria, a ponto de não ser pesado para quem está começando no gênero. Ela é demais né?

agathachristie, poirot, hastings, japp, assassinato,


Enfim, espero que tenham gostado da resenha! O que já leram da Agatha até agora? Contem porque quero ler outros livros da autora, preciso de dicas. Um beijo da Yana!

18 comentários:

  1. Oi Yana, eu nem lembro qual foi o último livro da Agatha Christie que eu li, só sei que fazem muitos anos e a cada nova resenha que leio me pergunto: "porque não voltei à leitura desses livros maravilhosos?"
    Esse, em especial, eu tenho certeza que não li e achei muito intrigante. Sempre gostei de "brincar de detetive" enquanto lia os livros dela.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou dessas, eu sempre me imagino ao lado de Poirot ouvindo as famílias ou observando os suspeitos. Penso junto, refuto teorias junto como se tivesse lá hahaha as vezes soa uma loucura, mas isso é apenas amor <3

      Excluir
  2. Eu ainda não li esse livro e estou ingressando aos poucos no universo da A gata triste hahah, mas realmente, conforme eu vou lendo, acho todos incríveis!
    Amei a resenha, detalhista e com fotos lindas ^^ Espero continuar motivada nesse universo, ler outros gêneros é maravilhoso quando estamos acomodadas e buscando por coisas diferentes.

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem mesmoo, tia Agatha é muito amor! Também gosto de ler outros gêneros, inclusive esse mês estou lendo um steampunk pela primeira vez! Um beijo Thais!

      Excluir
  3. Oi Yana, tudo bem?
    Olha só, mais um livro com o Poirot. Também gosto muito de personagens assim, que beiram a arrogância haha. São bons e não fazem questão nenhuma de esconder isso. Muito interessante a linha de seguir um assassinato pelo alfabeto, imagino que o Poirot deve ter dado uma suada nessa hahaha. Um só li dois dela, o Assassinato no expresso oriente e O caso dos dez negrinhos, agora lançado como E não sobrou nenhum. Gostei muito dos dois, e fiquei muito curiosa para ler esse!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poirot é metido, mas eu amo! hahaha com certeza, esse assassino deu bastante trabalho e meu Deus minha história favorita da tia Agatha é esse livro e E não sobrou nenhum (Que também li na época que chamava O caso dos dez negrinhos.) Pode ler esse, com certeza você vai gostar. Beijo Raquel!

      Excluir
  4. Olá Yana, como vai?
    Como eu comentei outro dia, comprei o box 1 da Agatha e estou me segurando muito para não iniciar a leitura dele, principalmente porque tenho algumas leituras e resenhas de parcerias atrasadas..rs!
    Eu assisti ao vídeo da Duda do Book Addict sobre essa história e sem dúvida foi uma das históras que eu mais gostei! Agora lendo a sua resenha pude confirmar isso, preciso comprar os outros boxs logo e colocar as leituras da Agatha em dias.
    Parabéns pela resenha linda e pelas fotos!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, sou muita dessas. Cheia de coisa atrasada e quero colocar Agatha na frente porque amor é amor! Conheço a Duda, mas tem muito tempo que não assisto os vídeos dela, queria muito acompanhar a leitura que ela faz dos livros da Agatha, mas isso ia quebrar meus estudos! Entao estou comprando os livros dela aos poucos e lendo os livros aos poucos também. Beijos, Vivi!

      Excluir
  5. Nunca li nada da Agatha, mas sei que ela tem uma escrita muito envolvente. Que bom que você gostou da leitura, seus comentários só me fazem querer mais conhecer as obras da autora :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Monique, conheça sim! As leituras com Agatha são umas das melhores do ano, toda vez que leio algo dela. Beijos!

      Excluir
  6. Oi Yana apesar do alto sucesso da autora infelizmente ainda não li nenhum livro dela, mas quero mudar isso RSrs Gostei muito da sua postagem.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mude sim, ela é um gênia dos romances policiais! Obrigada, abraços Luiza <3

      Excluir
  7. Oiii Yana

    Que resenha linda. Ainda não li nada do personagem do Hercule POirot, tenho super curiosidade pois já li E não sobrou nenhum da Agatha e achei maravilhoso e me disseram que os livros com o Poirot são igualmente geniais. As fotos ficaram lindas demais.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã demais desse livro, Alice. Acho que falei isso na sua resenha desse livro porque é muito amor num livro só! Obrigada sua linda <3

      Excluir
  8. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Então, acho que no dia que eu te devolver o Mistério dos Sete Relógios eu vou ser obrigada a pegar outro livro dela com você! Mas primeiro eu preciso superar a porrada que ele me deu! Hahahaha
    Amei a resenha, já quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro nadinha de O mistério dos sete relógios, mas lembro muito bem que esse livro é tapa atrás de tapa! Empresto sim, miga! Todos que eu tenho, se você quiser <3

      Excluir
  9. Olá Yana! Tudo bem?
    Agatha é a rainha dos mistérios, gosto muito da autora e da escrita, sua resenha é maravilhosa, e as fotos nem preciso falar né (hahaha). há muito tempo que eu não pego os livros da Agatha, mas depois dessa resenha com certeza irei ler novamente.

    Bjs ♥
    http://nossoencantobl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day, tudo joia? Obrigadaaaa, moça! Volte a ler sim, ela é um amor e me inspira demais <3

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan