Slider

[Dicas] Como fui aprovada na segunda fase da OAB

quinta-feira, novembro 22, 2018

Como fui aprovada na segunda fase da OAB

Eu sei que estou completamente atrasada com esse post e falhando miseravelmente na minha função de contar como foi a minha experiência, mas antes tarde do que nunca não é mesmo?!

Eu fiz um post sobre a primeira fase logo quando passei, para ver é só clicar aqui.

Lá naquele post eu falo um pouco sobre meus cuidados com a minha saúde e eu permaneci cuidando de mim daquela mesma forma, sem grandes diferenças, então vale a pena dar uma conferida lá…



Cursinho


Também comentei que tinha escolhido Tributário para ser a matéria da minha segunda fase. Muita gente reagiu negativamente à minha escolha, muita gente disse que eu era doida, que Tributário era uma matéria muito difícil e que eu deveria ter escolhido uma matéria mais fácil e só depois de aprovada me dedicar ao Direito Tributário.

Eu não escutei nenhuma dessas pessoas e você também não deve escutar nenhum palpite quanto à escolha da matéria. Sabe por que? Porque a segunda etapa exige um nível diferente de estudo. Você vai se dedicar integralmente a uma única matéria e seu tempo vai ser todinho dessa matéria.

Se estudar uma matéria que você não gosta para uma prova da faculdade já é horrível, imagina passar aproximadamente 45 dias se dedicando única e exclusivamente a essa matéria que você detesta…

Não interessa o quão fácil ou o quão pequena seja a matéria, estudá-la sem gostar vai te enlouquecer. Acredite!! Até porque estudar uma matéria que você gosta com tanta intensidade já quase te enlouquece, quero nem pensar o que acontece com uma que não gosta…

Nessa jornada de estudar Tributário arduamente contei com a maravilhosa Professora Juliana Frederico e sua equipe, Larissa e Sérgio. Eles se denominam #FamíliaTributário e acreditem, é realmente uma família e eles te abraçam e ajudam em tudo que é possível e impossível.

A profa. Juliana é professora de um cursinho aqui em Belo Horizonte que se chama Pro Labore. Se você não é de BH, mas se interessa por esse cursinho é só entrar no site do Pro Labore que é possível fazer o cursinho on line, na categoria in class, que é aquela em que a aula presencial é filmada em tempo real e depois disponibilizada na internet.

Mesmo sendo de BH, optei por fazer o cursinho on line, porque minha rotina é muito corrida e fiquei com medo de não render nas aulas presenciais e on line eu conseguiria dosar o meu rendimento e foi exatamente o que fiz.

O meu tempo para estudar sempre é a noite, o problema é que eu durmo muito cedo, então logo no início me rendi às delícias do guaraná em pó. Gente! Sério! Nunca vi nada tão ruim na vida! Eu literalmente tinha que prender a respiração para beber, mas o efeito era tudo que eu precisava.

O guaraná em pó é um energético natural e o efeito é bem rápido, então ajuda de verdade. Eu passei praticamente todo o tempo de preparação para segunda etapa e conseguia me concentrar para estudar e mesmo dormindo pouco tempo, dava conta do dia seguinte, sem grandes problemas.

Como fui aprovada na segunda fase da OAB

No entanto, mesmo com energia, o corpo precisa de dormir e tem dias que são mais puxados que outros, então eu precisei organizar os meus estudos para dar tudo certo sem perder a qualidade.

O Pro Labore dividia as aulas do dia em 4 vídeos, 2 de Direito Material e 2 de Direito Processual. A partir de disso toda a minha organização passou a ser tentar assistir os 4 vídeos todos os dias.

Só que como eu disse, a qualidade do estudo sempre foi muito importante pra mim, então quando começava a perceber que não estava rendendo, não me forçava, esperava a professora Juliana terminar o raciocínio, marcava o minuto do vídeo que havia parado e ia dormir.

Isso aconteceu algumas vezes, então para não ficar muito atrasada com a matéria, os meus finais de semana também eram dedicados à OAB. Só quando eu estivesse em dia com todas as aula do cursinho é que me permitia descansar e dedicar tempo ao lazer.

O curso da professora Juliana é MUITO completo, por isso não tive a necessidade de acompanhar a matéria por algum manual ou doutrina, mesmo já tendo comprado um livro com tal função.

Tudo que usei foi um Vade Mecum específico de tributário, as apostilas disponibilizadas pela própria professora com exames passados e exemplos de peças tributárias e escrevi. Escrevi cada palavra da professora Juliana. Fiz um caderno bem completo, o que me ajudou muito, já que como a própria professora fala, o braço tem memória, então consegui fixar muito melhor o conteúdo.

Além disso, o curso nos dá direito a 3 simulados. Simulados esses que são pensados com muito carinho pela #FamíliaTributário e corrigidos individualmente para nos dar aquela noção de em que pé estamos para a realização da prova.

Esses simulados podem ser tranquilamente realizados a distância e enviado por meio da plataforma do Pro Labore, mas é preciso que você tenha muito compromisso e realmente simule uma prova, sem celular, com a pressão do tempo, para que se possa ter uma noção real da sua condição.

Greve dos Caminhoneiros


A prova da segunda fase do XXV Exame de Ordem estava marcada inicialmente para o dia 27 de maio de 2018, mas o que foi que aconteceu? Isso mesmo! O país inteiro parou com a greve dos caminhoneiros.

Na semana do Exame estávamos vivendo toda a ansiedade que uma prova dessas pode nos proporcionar e ainda tínhamos que lidar com a incerteza de ter ou não a prova.

Eu estava completamente dividida entre a sensação de querer me ver livre logo de toda essa pressão e a vontade de poder ter mais tempo para estudar, porque afinal de contas nunca me senti 100% preparada, apesar de todos os esforços.

Na noite da quinta feira antes do Exame, a OAB divulgou um comunicado informando que a prova seria adiada e posteriormente uma nova data seria divulgada.

Nesse momento eu tive certeza que a minha vontade de ficar livre da prova era maior que tudo!

Chorei tanto com esse comunicado que nem sou capaz de explicar o quanto isso me balançou.

A partir desse momento eu passei a duvidar da minha aprovação. Afinal de contas o cursinho já tinha acabado e eu não tinha certeza de como conseguiria manter meu ritmo de estudos até a nova data.

Eu estava cansada, nervosa, ansiosa, saturada. Tudo que conseguia era duvidar da minha capacidade.

Mas o Pro Labore e a professora Juliana foram incríveis e mostram que realmente a #FamíliaTributário era uma família de verdade. Eles seguiram dando apoio incondicional aos alunos e inclusive disponibilizaram um novo simulado para que pudéssemos seguir focados e treinando.

Como fui aprovada na segunda fase da OAB

A Prova


A prova foi remarcada para o dia 10 de junho de 2018. Finalmente poderia dar um fim a essa novela!

Aqui em BH a prova normalmente acontece na Fumec e todos os que vão fazer são direcionados para a única unidade da faculdade, porém com os contratempos, houve a necessidade de dividir os alunos em três unidades da Faculdade Pitágoras.

A professora Juliana fez questão de se desdobrar entre as três unidades e ir na porta de cada uma dar aquela palavra de incentivo, tirar as últimas dúvidas e dar um abraço em cada membro da #FamíliaTributário.

O meu maior medo nesse momento era não conseguir identificar a peça que seria cobrada, afinal de contas ela vale 50% do valor da prova e uma vez que você erra a peça já está automaticamente reprovado.

A peça pedida no meu exame foi uma Apelação, peça falada na última semana de estudos pela professora Juliana, que deixou bem claro como identificá-la. Já abri um sorriso de ponta a ponta quando identifiquei a peça, mas precisei manter muito o foco para não deslizar nas questões e acabar sendo reprovada de qualquer forma.

Porém foi visível a minha mudança da pessoa completamente ansiosa antes de saber a peça, para a pessoa calma e concentrada depois de saber qual peça fazer. E isso com certeza teve um enorme impacto no resultado final.

Após o término da prova a professora Juliana fez uma live no YouTube corrigindo a prova e ali eu já imaginei que tinha conseguido pontos o suficiente para ser aprovada, mas não há nada como ver o nosso nome na lista dos aprovados. A certeza e a felicidade que isso traz é inexplicável!!!

E para mim esse momento foi tão marcante, de superação de limites que eu pensei que nunca seria capaz de superar e de descoberta de uma força que eu não imaginava que tinha, que resolvi marcar o XXV Exame de Ordem na pele.

Se quiserem, podem conferir um post em que falei mais dos meus sentimento e mostrei a tatuagem lá no meu instagram pessoal, clicando aqui.

10 comentários:

  1. menina, nao bastasse o vestibular ainda ter que prestar essa prova,deve mesmo ser uma loucura! muito importante vc compartilhar esse seu momento por aqui, com certeza muita superação e felicidade em passar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, você não tem ideia do sufoco que é! A gente pensa que depois do vestibular tudo vai ser mais fácil né?! Imagina a minha decepção quando descobri que não é bem assim... Mas graças a Deus eu consegui me superar a cada dia e a felicidade ao passar é realmente inexplicável!

      Excluir
  2. Nossa, que história. E quantos acontecimentos, fiquei até sem fôlego na leitura. Mas que bom que no fim todo o esforço valeu a pena!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma verdadeira novela ne? Mas assim como as novelas, no final tudo deu certo e fez valer a pena todo o esforço!

      Excluir
  3. Parabéns, tem até cursinhos pra fazer a prova, como o vestibular mesmo, é bem puxado.

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é realmente bem puxada! É preciso muita preparação tanto em relação à matéria, quanto em relação ao psicológico!

      Excluir
  4. Parabéns por essa conquista, todo mundo sabe o quanto é difícil passar na prova, se você conseguiu foi porque se dedicou muito. Você merece!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda, parabéns pela sua conquista! Primeiro de tudo precisa ter foco, para conseguir chegar em algum lugar e, você é uma inspiração para vários jovens estudantes. Sei que a prova não é fácil mas, com muito estudo e esforço todos conseguem chegar onde desejam.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vivi!! Fiquei até emocionada com as suas palavras! Muito obrigada por esse carinho! E sim, basta a gente querer e se esforçar que o mundo é nosso!! <3

      Excluir

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan